Alecrim

Localizado no Noroeste do Rio Grande do Sul, na divisa entre o Brasil e Argentina, o município de Alecrim faz parte da Região Turística Rota do Rio Uruguai.
É banhado pelo Rio Uruguai, fazendo divisa com a República da Argentina; faz divisa com os municípios de Porto Mauá (RS) e Tuparendi (RS), através do Rio Santo Cristo, e por divisa seca, com o município de Porto Vera Cruz (RS) e Santo Cristo (RS).
Sua história começa a ser contada no início do século XX, quando o seu território era uma reserva indígena, habitada por índios guaranis, que povoavam principalmente as margens do rio Uruguai.
Os primeiros colonizadores vindos das chamadas “Colônias Velhas” iniciaram a exploração dessas novas terras que até então pareciam um imenso tapete verde, pois haviam muitas matas e apenas a presença dos índios. Foi nessa época que surgiu o nome do Alecrim.
Aqui, a hospitalidade e as belezas naturais fazem parte de um contexto todo especial. Com 42 km de divisa com o Rio Uruguai, encanta pelo curso de suas águas, suas ilhas e paisagens exuberantes, mesclam vegetação selvagem com ambiente rural, capaz de transformar os lugares em ambientes apreciáveis para banho. No Balneário Porto Biguá encontram-se casas para locação, barcos para passeios ou prática de pesca das mais variadas espécies de peixe, se preferir ,tomar um bom banho de rio em um cenário que já serviu de inspiração para musica e poesias ,venha conhecer o Alecrim.
Responsável pelo Turismo:
Marcelo Simon