Compartilhe!

No dia 11/10  realizou-se no Auditório  do SESI em Panambi/RS o evento denominado “Turismo em Movimento”, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, que reuniu  regiões turísticas da nossa Macrorregião.

turismo em movimento panambi 2

Participaram da programação as regiões Turísticas da Rota das Águas, Culturas e Sabores, Rota das Terras Encantadas, Rota do Rio Uruguai e Rota do Yucumã. Na comitiva da nossa Região tivemos representantes dos municípios de Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Candido Godoi, Independência, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Três de maio, Tucunduva e Tuparendi.

Durante o encontro, o diretor operacional da empresa Wine Locals, Matheus Vigel, apresentou o Mapa de Comportamento do Turista, que contém 12 perfis diferentes de turistas, organizados por seus objetivos e motivações. O objetivo do mapa é proporcionar aos representantes de cada região a oportunidade de definir quais perfis se encaixavam mais com as ofertas das suas localidades, proporcionando uma nova percepção a respeito do público-alvo de cada destino turístico.

No mapa, foi demonstrado um padrão de 3 motivações diferentes nas quais os perfis podem se encaixar: foco na segurança (não errar ao escolher o destino), foco no “agora” (viver novas experiências, conhecer lugares e pessoas, etc) e foco no “eu” (encontrar alguma experiência que agregue ao individual e, até mesmo, espiritual, através da viagem). O turista pode se identificar com diferentes perfis ao longo de sua vida, variando conforme suas motivações, necessidades, interesses e prioridades.

No evento também aconteceram atividades relacionadas à revisão e atualização do Plano de Desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul, que define as políticas públicas para os próximos anos para o setor de turismo no Estado.