São josé do Inhacorá

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Localizada à 502 km da capital do estado, São José do Inhacorá, que é um município de origem alemã, se caracteriza pela religiosidade – além de ser a terra da Educação, Saúde e Longevidade -  itens estes,  são conquistas de bons índices, tanto estaduais quanto nacionais. Cidade portadora de belos canteiros de flores e floreiras que chamam atenção pelo seu capricho e beleza. Há floração de ipês e extremosas no início da cada primavera – abrindo ainda mais o leque de encanto e cores, desta forma!

A tradicional Encenação da Paixão e Morte de Cristo, durante a semana que antecede a Páscoa e do Nascimento do Menino Jesus em Dezembro, são acompanhados por toda a comunidade regional, e já estão inseridos na história e cultura do município.

São José do Inhacorá possui rocha vulcânica, onde está localizado o Santuário Parque São Francisco de Assis (Calvário) e a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, cujas visitas e romarias movimentam toda região.

Outra atividade dinâmica que tem movimentado o município é o Grupo de Jipeiros, intitulados como “Knatsch Klub” os quais realizam eventos de cunho turístico pelo interior do município, bem como, nos municípios vizinhos, resultando em muita aventura nas trilhas e, representando desta forma o cenário Off Road.

A Economia é basicamente agrícola, porém os últimos anos estão associados a uma crescente expansão industrial, tais como a indústria moveleira, de palitos dentais, metalurgia, industrialização de papel, malharias, entre outras.

Quanto à alimentação há alguns restaurantes, lancherias e bares bem acolhedores.

A Praça Municipal é uma fonte atrativa de muitos olhares e visitas, por ser uma aconchegante área de lazer, contemplada por muitos, principalmente nos finais de semana. Possui quiosque equipado com churrasqueira, banheiros, há ainda área verde, flores, brinquedos rústicos para as crianças, quadra de esportes, caminhódromo...

Outro evento de grande relevância que acontece no município é a tradicional festa do Colono e Motorista que ocorre anualmente, sempre no domingo mais próximo ao dia pertinente ao Colono e Motorista – 25 de Julho.

O Jantar do Peixe – evento inserido junto a Semana das Comemorações do Aniversário do Município, que acontece todos os anos em meados em março, tem uma seara de 18 tipos diferentes de pratos à base de peixe à disposição atraindo os apreciadores dessa culinária.

A Rota